sábado, 30 de janeiro de 2016

Excepcionalmente ordinário


Por Nick Horton
“Cara, eu queria poder fazer algo realmente importante para Deus! Você sabe… tipo uma viagem missionária! Escrever um livro que todo mundo goste, ser um pastor conhecido, ou algo assim…”

“É cara, isso seria muito legal. Eu tenho certeza que nós poderíamos fazer algo para Deus, ao invés desses nossos empregos comuns”
Você já pensou assim? Eu já. Eu já pensei esse tipo de coisa e já ouvi outros expressarem sentimentos semelhantes. Esse tipo de pensamento assume que causar um impacto em prol do Reino de Deus depende de plataforma, proeminência e posição. Nós assumimos que é preciso ter uma plataforma a partir da qual podemos proclamar a palavra de Deus e contar aos outros sobre Sua glória. Proeminência, pensamos, nos ajudará a sermos eficientes em alcançarmos o maior número possível de pessoas com o evangelho. Nossa posição precisa ser significativa: pastor, autor ou músico famoso, para combinarmos com a plataforma e a proeminência.
Há alguns elementos de verdade nisso. De fato, Billy Graham alcançou milhares de pessoas com o evangelho. Lecrae Moore alcança milhares de vidas com sua proeminência artística. John Piper tem um alcance enorme, não apenas pela sua pregação, mas também pelos muitos livros que já escreveu. Eles já alcançaram milhões de pessoas com o evangelho e o impacto disso é inegável. Entretanto, é isso que é necessário para impactar o mundo em prol de Cristo?
Não. Nós romantizamos as coisas que consideramos grandes e damos de ombros para a santidade do dia a dia. Isso é um vestígio de justificação baseada em obras que se infiltra em nossas mentes. Assumimos que Deus ficará muito feliz se fizermos algo grande (em termos humanos) para ele.
Será?
Você realmente pensa que Deus precisa que eu ou você façamos qualquer coisa para alcançar aquilo que Ele deseja? Estamos supervalorizando completamente nosso valor se pensarmos assim. Deus usa meios para cumprir sua vontade, sim. Entretanto, ele decide os meios, não nós. Ele escolhe seus servos, grandes e pequenos, para realizar as obras que ele deseja que eles realizem. Estamos entendendo tudo errado se medirmos o impacto em prol do Reino com números terrenos.
Deus usou uma prostituta pagã, Raabe, para salvar os espias em Jericó. Ela fez parte da genealogia de Jesus. Ela não escreveu um livro ou gravou um CD. Deus usou a fidelidade ordinária de diversos cristãos para promover o ministério de Paulo, por meio de encorajamento e suporte. Leia o fim de suas cartas e veja a gratidão que ele demonstra a pessoas que você nunca ouviu falar. Há muitos outros exemplos.
Deus não nos chamou para impactar o mundo inteiro. Ele nos chamou à fé e ao arrependimento. Nós fomos impactados pelo evangelho compartilhado por outra pessoa. Seja essa pessoa que foi usada grande ou pequena a seus olhos, o poder não estava nelas, mas no evangelho. Nenhum homem salvou eu ou você. Jesus Cristo o fez. Graças a Deus por seus servos, sim, mas lembre-se que eles são seus companheiros de serviço na família de Deus.
E aí?
Por que eu estou perdendo seu tempo? “Eu já sei de tudo isso”, você pode pensar. É porque você precisa ouvir novamente. Eu preciso ouvir novamente. O que o mundo precisa é do evangelho. O que nós podemos dar é o evangelho. Nós o compartilhamos com nossas palavras e demonstramos com nossas ações. Não estou dizendo que demonstramos o evangelho e nunca pregamos. Nós sempre proclamamos o evangelho. Mas nossas obras precisam estar de acordo com ele.
Você quer saber qual é a melhor apologética contra o adultério em todas as suas formas? Casamentos cristãos fiéis e duradouros cheios de amor, demonstrando a glória de Deus.
Você sabe qual é a melhor apologética contra o aborto? Pais cristãos fiéis e amorosos que criam seus filhos, sejam eles biológicos ou unidos pela adoção. A adoção demonstra o valor que damos à vida humana, ao tomar para si filhos que não eram desejados por mais ninguém.
Você quer saber qual é a melhor apologética contra a cultura do consumismo? Cristãos fiéis e amorosos que usam suas posses de formas que honram a Deus e buscam glorificá-lo em tudo que fazem: no trabalho, no lazer e em casa.
Viva uma vida fiel e ordinária, pronto a ir para onde Deus te chamar. Deus te chamou para Seu Reino e Seu serviço. Não deixe nossa cultura idólatra ditar sua noção de utilidade. Deixe Deus ditar o quanto e onde você deve servir, por meio de Sua Palavra e das paixões que ele deu especificamente a você.
“Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas. Foi alguém chamado, estando circunciso? Não desfaça a circuncisão. Foi alguém chamado, estando incircunciso? Não se faça circuncidar. A circuncisão, em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus. Cada um permaneça na vocação em que foi chamado. Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade. Porque o que foi chamado no Senhor, sendo escravo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que foi chamado, sendo livre, é escravo de Cristo. Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens. Irmãos, cada um permaneça diante de Deus naquilo em que foi chamado.” (1 Coríntios 7.17-24)
***
Traduzido por Filipe Schulz no Reforma 21

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Homens que deixaram de ser homens, uma tragédia para a família



Vivemos num tempo em que um número incontável de  jovens não amadureceram. Na verdade, alguns rapazes dessa nova geração podem ser denominados de "homeninos", isto é, homens que envelheceram, sem contudo abandonarem seus comportamentos juvenis. 

Na verdade, esse tipo de jovem,  por motivos diversos tem desenvolvido em sua cotidianidade uma vida de adolescente, desprovido de responsabilidade e maturidade emocional. Para piorar a situação, muitos destes "homeninos" tem adentrado ao casamento absolutamente despreparados, transportando para vida conjugal comportamentos completamente infantilizados, senão vejamos:

1-) "Homeninos" não assumem a responsabilidade de cuidar, proteger e amar as suas esposas. "Homeninos", não cresceram e em virtude disso, fazem de suas esposas um tipo de mulher-mãe cuja existência é  paparicar o homem não crescido.

2-) "Homeninos" não assumem o seu papel de provedor da família. Nessa perspectiva escondem-se na barra da saia de suas esposas ou pais, esperando que estes sejam os provedores do lar.

3-) "Homeninos" comportam-se como adolescentes. jogando perenemente vídeo-games, futebol, ou qualquer outra atividade inerente a fase da adolescência. Veja bem, não sou contra vídeo-games, longe disso. Sou contra a homens que em vez de dedicarem seu tempo a esposa e filhos, o gastam em jogos virtuais, deixando de lado àqueles que o Senhor os confiou.

4-) "Homeninos" são imaturos emocionalmente, fazem bico quando ouvem um "não", murmuram quando tem suas vontades frustradas ou até mesmo quando a esposa discorda de sua postura imatura.

5-) "Homeninos" são omissos na educação e disciplina dos filhos deixando a responsabilidade de corrigir, educar, admoestar e ensinar os filhos nas mãos de suas esposas.

6-) "Homeninos" são bananas (Leia aqui), não lideram suas casas, não conduzem seus lares no temor do Senhor , permitindo que suas esposas exerçam um papel que não foi determinado pelas Escrituras.

7-) "Homeninos"  relativizaram a masculinidade, desenvolvendo um comportamento "feminilizado". onde a ausência de firmeza é marca constante.

Caro leitor, verdadeiramente quando homens deixam de ser homens, a sociedade entra em colapso. 

Que Deus tenha misericórdia dessa geração!

Renato Vargens

Jornalista dinamarquesa desabafa: “europeus estão afeminados e as mulheres estão em perigo”

Por Renato Vargens

PARE, LEIA E PENSE!

jornalista dinamarquesa, Iben Thranholm, reclamou em Rede de Televisão  dos efeitos nefastos de décadas de feminismo, que tornou o homem europeu um ser afeminado, deixando de lado virtudes tradicionais como virilidade, honra, coragem, coisas úteis para proteger suas mulheres e sua cultura.

Eu particularmente tenho escrito sobre a feminilização da sociedade e da igreja (Leiamaqui aqui) o que com certeza tem trazido inúmeros problemas a sociedade como um todo. 

Iben Thranholm no episódio do ataque sexual em massa ocorrido na Europa e em especial na Alemanha afirmou que muitos homens estão se comportando como mulheres. Para ela isso se mostra claramente quando os homens em vez de defenderem as mulheres, se comportam passivamente protestando contra o abuso sexual vestindo mini-saias (veja o vídeo abaixo). 

A jornalista também afirmou que os políticos europeus são fracos e que isso se deve efetivamente a feminilização da cultura. 

Caro leitor, lamentavelmente estamos vivendo num tempo em que os homens perderam a firmeza e a capacidade de conduzir, proteger e livrar suas famílias do mal. Para piorar a situação a sociedade está desequilibrada em virtude de falta homem no pedaço. O feminismo empoderou as mulheres, diminuiu o papel dos homens na sociedade, o que nos fez entrar num colapso social.

Verdadeiramente vivemos dias complicados onde o marxismo cultural tem feminilizado os homens e masculinizado as mulheres, tentando assim acabar com as bases judaico-cristãs que fundamentam a família. 

Sem sombra de dúvidas , precisamos resgatar os valores bíblicos relacionados aos papeis de homens e mulheres na sociedade lutando assim contra os valores deste mundo caído e pecador.

Pense nisso!

Renato Vargens


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Augustus Nicodemus é um dos preletores da Consciência Cristã 2016


Por Mariana Gouveia
Está chegando! Falta pouco para a abertura do 18º Encontro para a Consciência Cristã, que será realizado de 04 a 09 de fevereiro, no Complexo do Parque do Povo, em Campina Grande (PB). O evento contará com as participações de 32 preletores, expoentes da fé cristã em âmbito nacional e internacional. Entre os convidados, está Augustus Nicodemus, responsável por ministrar a Palavra na plenária do dia 05 de fevereiro.

Augustus Nicodemus é vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, e foi, durante 10 anos, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul), doutor em Interpretação Bíblica pelo Seminário Teológico de Westminster (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda). É professor no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper; Autor de diversos livros, mantém, com dois colegas, um blog de grande visibilidade na internet (O tempora, O mores) e realiza um profícuo ministério de pregações e palestras em seminários e conferências no Brasil e em outros países. É casado com Minka Schalkwijk e tem 4 filhos.
Durante a 18ª Consciência Cristã, Augustus Nicodemus ministrará na plenária noturna da sexta-feira, dia 05 de fevereiro, que começará às 19h30. O tema do sermão será “Jesus, o Caminho para a Casa do Pai”, baseado em João 14:1-14).
Além das plenárias, a Consciência Cristã 2016 terá ainda 13 eventos paralelos, que abordarão temas como liderança, missões, família, apologética, cosmovisão, feminilidade e outros. A participação nesses eventos, assim como nas plenárias matutinas, depende de inscrição prévia, que pode ser feita no site oficial do evento. As plenárias noturnas serão abertas ao público.
Mas a programação da Consciência Cristã 2016 não terá apenas palestras e pregações. O evento também será uma oportunidade de os participantes adquirirem literatura cristã de qualidade a preços especiais. Será na 4ª Feira do Livro da Consciência Cristã, a FELICC. A feira terá a participação de alguns das maiores editoras evangélicas do Brasil, a exemplo das editoras Vida, Vida Nova, Hagnos, Pão Diário, Cultura Cristã, Fiel, Nustra, Sociedade Bíblica do Brasil, CPAD, Mundo Cristão, AD Santos e Esperança, além da Visão Cristã, selo editorial oficial do evento.
Várias caravanas já estão sendo formadas para a 18ª Consciência Cristã, e os organizadores do evento oferecem apoio a grupos interessados em hospedagem alternativa. O suporte é disponibilizado a caravanas, de no mínimo 15 pessoas, interessadas em se hospedar em locais como escolas e igrejas. 
Os interessados devem preencher um formulário, disponível no site: www.conscienciacrista.org.br.
***
Divulgação: Púlpito Crsitão

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

“Casais” de 3 ou mais parceiros obtêm união com papel passado no Brasil

PARE, LEIA E PENSE!
São oficialmente oito casos no país, um deles envolve 5 pessoas
por Jarbas Aragão

"Casais" de 3 obtêm união com papel passado no Brasil
Os casos de “trisais”, uniões estáveis de 3 pessoas, estão se multiplicando no Brasil. Ano passado, foi oficializado o relacionamento de três mulheres.
Agora, o jornal Folha de São Paulo revela que são pelo menos oito escrituras de mais de duas pessoas na mesma “união estável” oficializadas no país. Na prática, isso significa que a poligamia (ou poliamor, como prefere a mídia) atingiu o mesmo status do casamento.
O jornal dá destaque para o que chama de “família de 3”: Audhrey Drummond, 49, e Eustáquio Generoso, 57, e Rita Carvalho, 45. Os dois primeiros se casaram em 1988 e ficaram juntos até 1997. Do relacionamento nasceu um filho: Iago, 23 anos.
Desde 2007, o homem e as duas mulheres moram juntos em Belo Horizonte em dois apartamentos conjugados, onde também reside Iago. Eles dizem não se importar com a opinião dos outros. “Se a gente está bem, numa felicidade tão grande, o pessoal fica bem também”, afirma Eustáquio.
Eustáquio vive maritalmente com as duas mulheres, mas as duas não se relacionam sexualmente. Ele fica uma semana com cada uma no seu quarto e vão alternando.  Em 2016 estão oficializando a família e pretendem pleitear a inclusão das duas mulheres como dependentes do plano de saúde de Eustáquio.
A tabeliã Cláudia Domingues, entrevistada pelo jornal, conta que emitiu pelo menos oito escrituras de união estável poliafetiva. O maior grupo, conta a tabeliã, envolveu cinco pessoas (três homens e duas mulheres), de Santa Catarina.
Essa questão foi tratada pela ativista da família Marisa Lobo no Facebook. Evangélica, ela teve seu registro de psicóloga cassado por demonstrar sua fé nas redes sociais e defender que um homossexual pode ser curado.

Questão legal

“Você não pode se casar com mais de uma pessoa, mas não há proibição de que você viva com quantas quiser”, explica Domingues, que estuda o tema em seu doutorado, na USP.
A tabeliã carioca Fernanda de Freitas Leitão, que emitiu a certidão das três mulheres no ano passado, justifica: “Ainda não há decisão que garanta direitos automaticamente a famílias poliafetivas que possuam o documento. Mas serve de base para que as pessoas pleiteiem esse direito na Justiça.”
O registo oficial daria direito a inclusão em planos de saúde, em planos de previdência e herança, por exemplo.
O início da validação dessas uniões tem respaldo na decisão de 2011 do Supremo Tribunal Federal que equipara a união homoafetiva ao casamento heterossexual.
Essa é a opinião de Fernanda Leitão, que já foi procuradora estadual do Rio de Janeiro. Para ela, o tribunal reconhece “outras formas de convivência familiar fundadas no afeto”.
O presidente da Associação Brasileira de Direito da Família, Rodrigo da Cunha Pereira, afirma que “a fonte do direito não é a lei, mas os costumes”. Para ele “A família não é um fenômeno da natureza, mas da cultura”.
Fonte:Gospelprime

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MENINO AMPUTA PRÓPRIA MÃO PARA SE “DESCULPAR” COM MAOMÉ



Por Leilane Roberta Lopes

Um jovem de 15 anos assistia uma celebração a Maomé em uma mesquita da Província de Punjab, no Paquistão, quando, por não entender uma pergunta direito, acabou blasfemando contra o profeta do Islã.


Qaiser (nome fictício), participava de uma homenagem ao nascimento do profeta e o clérigo perguntou:  “Quem entre vocês crê em Maomé?”. Todos levantaram as mãos. Em seguida o religioso voltou a questionar a congregação: “Quem entre vocês não acredita nos ensinamentos do santo profeta? Levantem suas mãos!”.

O jovem não prestou atenção e ergueu as mãos, o clérigo o acusou de blasfêmia e Qaiser voltou para casa transtornado pensando em algo que provasse sua fé e seu amor pelo profeta Maomé.
Foi então que ele decidiu amputar a mão que ele levantou durante a reunião. “Quando eu levantei minha mão direita sem querer, eu percebi que havia cometido uma blasfêmia e precisava compensar tamanha afronta”, revelou Qaiser em entrevista à BBC.

Os moradores da aldeia ficaram em êxtase pela atitude que o jovem tomou para honrar o profeta e tentar se redimir pela blasfêmia cometida.
Porém o governo do Paquistão prendeu o clérigo pela lei antiterrorismo, acusando-o de ter instigado o extremismo e o fanatismo religioso.

O jovem de 15 anos não se arrepende do que fez e em entrevista chegou a dizer que não sentiu dores ao amputar a própria mão. “Por que eu sentiria dor ou teria algum problema cortando uma mão que foi levantada contra o santo profeta?!”
A automutilação de Qaiser gerou um caso inédito no Paquistão, pois a família do jovem não o considera uma vítima do extremismo religioso e seus vizinhos comemoram a atitude.



sábado, 23 de janeiro de 2016

Atenção pais! Crianças de 6 a 10 anos estudarão Ideologia de Gênero em livros do MEC

image from google


Crianças de escolas públicas e privadas que estudarem com os livros didáticos/2016 do MEC para a primeira fase do Ensino Fundamental serão informadas sobre arranjos familiares de gays e lésbicas, com adoção de filhos. Elas tomarão conhecimento também de bigamia, poligamia, bissexualismo e transsexualismo. Aprenderão a observar melhor os próprios corpos e os corpos dos outros através de exercícios em sala de aula, orientados pelo livro didático. Os livros também lhes dirão das doenças sexualmente transmissíveis e dos mais diferentes métodos anticonceptivos. A ministração desses conteúdos se inicia já no 1º ano, com alunos de 6 anos de idade e, numa gradação de complexidade, estende-se ao 5º ano, quando os alunos têm 10 anos. 

Para a produção deste artigo, foram verificados livros de apenas onze editoras, das dezenove que tiveram suas obras recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático/2016, do Ministério da Educação. Constatou-se que as onze editoras observadas trazem em alguns de seus livros o tema da Orientação Sexual e Familiar, de acordo com a Ideologia de Gênero. 

A estratégia pedagógica para o ensino desse conteúdo durante essa fase de estudos obedece ao princípio da repetição exaustiva do conteúdo. Durante o mesmo ano letivo o aluno ouvirá, lerá e fará exercícios seguidas vezes sobre o referido tema com professores e disciplinas diferentes: Geografia, Ciências, História, Ciências Humanas e da Natureza, etc. O discurso único na diversidade de disciplinas e professores confere maior credibilidade ao conteúdo. Além das aulas expositivas, os próprios livros encaminharão os alunos para atividades complementares sob a orientação dos professores como: leitura de livros, filmes, músicas, debates e produção de cartazes. 

Trata-se da aplicação do princípio segundo o qual uma história, mesmo que fantasiosa, quando repetida várias vezes, adquire valor de verdade. Neste caso, o esforço do MEC é para atender os objetivos de desconstrução da heteronormatividade e do conceito de família tradicional previstos no Plano Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH3), assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2009.  

O artigo 226 da Constituição é ignorado completamente pelo material didático produzido pelo próprio Governo, para referir-se à formação de família. Enquanto a Constituição elege como base da sociedade a família que é formada pelo casamento entre "um homem e uma mulher", os livros ensinam às crianças que não há um modelo padrão de família e que o casamento é a união de "duas pessoas", independente do sexo. 

Mas o MEC também desconsidera a vontade majoritária do povo expressa por meio de seus representantes nos três níveis parlamentares, quando das votações dos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação. Nessas ocasiões, a inserção da Ideologia de Gênero nos planos de educação foi severamente combatida e rejeitada pela maioria dos parlamentares. Como se não bastasse, esse tema para o ensino da moral sexual das crianças na escola é amplamente reprovado pela maioria esmagadora da população, como demonstram pesquisas universais de opinião.

Levando-se em consideração que os conteúdos em referência sejam puramente ideológicos, visto que eles carecem de experimentação e consenso científico, qual a justificativa e o respaldo legal do Governo para jogar por terra a vontade do legislativo e da maioria do povo para adotar uma ideologia como política pública para todos? De acordo com documentos do MEC esta política de orientação sexual e familiar para as crianças constitui-se em tema transversal da educação e visa criar no futuro uma sociedade idealizada que aceite com normalidade as diferenças de gênero e de arranjos familiares. 

Ao afastar compulsoriamente a família dessa responsabilidade educadora para assumir o seu lugar, o Governo alinha-se ao pensamento fundamente da Ideologia de Gênero para quem a família não está devidamente preparada para a orientação sexual e familiar dos filhos. Isto porque não acompanha as mudanças sociais, é portadora de tabus e preconceitos arraigados em função da influência que recebe da tradição familiar e da religião.

A educação das crianças na escola, não somente pública mas também privada e confessional, era a última barreira a ser vencida pela revolução sexual e de costumes que o Governo apadrinha. Pelo visto ela foi vencida agora com a chegada desses livros, a menos que haja uma reação incisiva e qualificada da sociedade civil, declaradamente contrária à esse projeto, que busque proteger à integridade física, moral, emocional e psicológica das crianças em idade escolar.

Deixando a formalidade textual para encerrar o artigo, a palavra se abre para os pais de crianças em idade escolar, de cada cidade do país. Têm direito também a ela os parlamentares que na Câmara dos Deputados, no Senado, nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores debateram e votaram contra a inserção da Ideologia de Gênero nos planos de educação. Ao Ministério Público cabe o direito natural desse tipo de defesa pública. Que essas vozes se levantem contra a intenção de fazer das crianças da atual geração, cobaias para um projeto ideológico.

Para acessar às imagens de alguns desses livros, clique aqui!

***
Autor: Orley José da Silva, é professor em Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG) e mestrando em estudos teológicos (SPRBC).
Divulgação: Bereianos

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

5 FORMAS DE ARRUINAR UM NAMORO SAUDÁVEL




Por Tim Challies

De repente, namorar ficou muito difícil. Deve ter havido um tempo em que era fácil – as pessoas sabiam o que se esperava delas e como deveriam se comportar (mesmo que, com muita frequência, elas iam lá e não se comportavam). Mas hoje eu converso com uma fila sem fim de jovens que estão presos entre o namoro, a corte e alguma mistura esquisita das duas coisas. Namorar se tornou a coisa mais difícil do mundo, provavelmente porque existem um milhão de livros e blogs dizendo como fazer. Não se pode mais apenas namorar – tem que namorar do jeito desse ou daquele livro. E, em algum ponto do caminho, o namoro acaba sendo arruinado.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais eu já vi pessoas arruinarem o que poderia ter sido algo muito bonito.

Eles começam a fazer sexo. A primeira e principal forma de arruinar um namoro perfeitamente saudável é adicionar sexo à receita. Sexo é para o casamento – vocês sabem disso. Deus criou o sexo para o casamento, não para o namoro. Deus criou o sexo para selar e celebrar a união do casamento, não para experimentar antes dele para saber se é bom ou não. O namoro simplesmente não tem a seriedade, o nível de comprometimento ou a sanção divina para suportar o sexo. Assim, não arruíne seu relacionamento adicionando a menor porção que seja de sexualidade. Haverá bastante tempo para bastante disso mais tarde. Você não vai se arrepender por ter esperado.

Eles deixam de se divertir. Namoro não é hora de sexo, mas é hora de se divertir. É hora de simplesmente aproveitar o tempo gasto junto com a outra pessoa, para aprender quem a outra pessoa é, para aprender o que mexe com a outra pessoa. Isso pode até ser feito de forma deliberada: sentem juntos e façam perguntas um ao outro, leiam livros sobre casamento juntos. Mas talvez a melhor abordagem seja no contexto do serviço (encontrem algo para servirem juntos na igreja!), da diversão (encontrem algo que os dois gostem e façam juntos!) e da informalidade (vocês não precisam planejar absolutamente tudo!). Uma vez que você tirou o sexo dos planos, você é livre para se divertir com a outra pessoa. No contexto da diversão, você vai aprender sobre quem ele ou ela é, o que ele ou ela valoriza e se vocês são compatíveis ou não. Não deixem de se divertir!

Eles sucumbem à introspecção mórbida. Obviamente, o namoro é um período propício a introspecção. É um tempo bom para olhar para dentro e se perguntar se você está pronto para ser um marido ou uma esposa, e pronto para se comprometer completamente com a outra pessoa. Isso é bom. Mas o que eu vejo frequentemente é um nível paralisante de introspecção que leva as pessoas ao desespero. A realidade é que nenhum de nós é completamente qualificado para ser um marido ou uma esposa. Você nunca será digno da honra de ter outra pessoa comprometendo sua vida a você. Nenhum de nós é a melhor escolha dentre as 7 bilhões possíveis no planeta. A maravilha do casamento é que um homem pecador e quebrado pode se casar com uma mulher pecadora e quebrada e, de alguma forma, construírem juntos um relacionamento belo e duradouro que reflete o brilho da glória de Deus e de seu evangelho. Se você esperar até ser digno do casamento, você nunca vai se casar. Se você esperar até estar perfeitamente aceitável, vai esperar para sempre. Você não pode esperar até estar completamente maduro para se casar; às vezes, você precisa se casar para continuar amadurecendo.

Eles mantém expectativas irreais. Se as pessoas são levadas à paralisia quando olham para dentro, elas podem igualmente serem levadas à paralisia quando olham para o cônjuge em potencial. Eu já vi muitas pessoas que tem expectativa irreais a respeito da pessoa com quem gostariam de se casar. Sabe qual é a verdade? Ela não é perfeita. Ela não é a melhor, mais piedosa ou mais bonita pessoa do planeta. Mas quem você pensa que é para pensar que merece tudo isso, o que é isso que você precisa? Quem você pensa que é para pensar “eu mereço mais do que isso?”. E aquele rapaz não é completamente gentil, doce e carinhoso o tempo todo. Mas, novamente, quem é você para merecer o homem perfeito? Todos nós nos casamos sendo pecadores. Todos nós casamos com pecadores. Embora você deva esperar muito do seu futuro cônjuge, é injusto esperar perfeição.

Eles vivem com medo. Se olharmos em busca de algo em comum nas outras formas de arruinar um namoro perfeitamente saudável, penso que encontraremos o medo. Muitas pessoas vivem com medo. Elas tomam as grandes decisões da vida por medo. Mas o namoro é uma época muito boa para se lembrar que servimos a um Deus que é soberano e comprometido com o nosso bem. As instruções dEle a respeito do casamento são básicas: case com um cristão, viva e morra pelo outro e permaneça assim até o fim da vida. Ele não apresenta longas listas de critérios, como você encontra em todos aqueles livros. Ele não descreve uma técnica ou uma metodologia. Ele apenas nos fala sobre o bem e a glória do casamento e espera que aqueles que desejam se casar busquem isso. E assim, de uma forma ou de outra, em meio a alegrias e dificuldades, ele derrama suas bênçãos.

***
Traduzido por Filipe Schulz no Reforma21

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

MISSIONÁRIO MORRE EM ATAQUE DA AL-QAEDA E ESPOSA COMENTA: “O CÉU GANHOU UM GUERREIRO”




Um missionário norte-americano foi uma das dezenas de vítimas que morreram durante um ataque da Al Qaeda no país africano de Burkina Faso, no último fim de semana.

Michael Riddering, que foi uma das 28 pessoas mortas por militantes ligados à Al Qaeda, em Ouagadougou (capital de Burkina Faso), na sexta-feira (15) à noite, era pai de quatro filhos e diretor de um orfanato e um centro de crise das mulheres na cidade de Yako, sua mãe in-law, Carol Boyle, disse à Associated Press.

Riddering, que viajou para Burkina Fase em 2011, juntamente com sua esposa, Amy Boyle-Riddering, passou pela capital do país na sexta-feira à noite para encontrar um grupo de pessoas que a aspiravam ser voluntariar para o trabalho no dirigido por ele.
Boyle explicou que Riddering chegou cedo para o café, onde ele deveria encontrar o grupo. Quando o ataque começou, Riddering estava no café, com um pastor local. Vários tiros foram disparados e Riddering e o pastor foram dispersos em diferentes direções.

O pastor, que arrumou chegou anotar o número do celular da esposa de Michael, ligou para o missionária, explicando o que tinha acontecido e dizendo onde eles estavam. Embora o pastor tenha sobrevivido, Michael acabou sendo baleado e morreu no local.

Antes de vender suas propriedades e bens para que eles pudessem se deslocar para Burkina Faso para desenvolver o trabalho no orfanato ‘Refúgio Les Ailes’, em Yako, no ano de 2011, Michael trabalhou como gerente de uma empresa de equipamentos para embarcações, enquanto sua esposa trabalhava como designer gráfica.

“Ele foi extremamente amado e respeitado”, disse a esposa do missionário. “Ele não era um hipócrita, ele não usava máscaras. Ele teve sua luz guia, e ele a seguiu”.

O orfanato comandado pelo Ridderings cuidava de 400 crianças, com salas de aula, uma clínica e um lar para mulheres vítimas de abuso. O orfanato foi patrocinado pela organização cristã missões “Sheltering Wings”, que patrocina uma série de missões na África Ocidental.
“Eles estavam ansiosos para continuar a trabalhar em Burkina Faso e criar seus filhos juntos”, disse um comunicado da Missão. “Tragicamente e inesperadamente, a vida de Mike foi interrompida. Sofremos com Amy e sua família, e todos que conheciam Mike”.

John Anderson, um membro do conselho da ‘Sheltering Wings’, disse à AP que Riddering era o tipo de homem que iria fazer o trabalho pesado que outros se esquivavam de fazer.
“Durante a crise do Ebola, quando era difícil encontrar pessoas para fazer a escavação, Mike saía e se juntava a eles para que pudessem continuar a fazer o trabalho”, disse Anderson. “E isso é trabalho árduo. Ele nunca parou de se mover e nunca parou de ajudar.”
De acordo com a CNN, o Ridderings adotaram dois de seus filhos, já quando moravam em Burkina Faso.

A ‘Sheltering Wings’ criou um fundo de doação on-line que irá apoiar Boyle-Riddering (esposa do missionário) e seus filhos durante este tempo perturbador em suas vidas.
“O céu ganhou um guerreiro! Eu sei que Deus tem um propósito em todas as coisas, mas às vezes é um completo mistério para mim”, postou Boyle-Riddering em seu perfil do Facebook. “Meu melhor amigo, parceiro e amor da minha vida. O melhor marido já visto. Um pai incrível para seus filhos. Meu coração está tão pesado e eu estou tendo dificuldade em acreditar que ele se foi. Mike foi um exemplo na maneira como ele viveu e amou. Deus seja glorificado! Mike Riddering, eu o amarei sempre! Você deixou um legado aqui. Eu só posso imaginar as aventuras que você está tendo agora”.

***
Fonte: Guiame, via Missão Mais

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

GOVERNO QUER BANIR A HISTÓRIA DO CRISTIANISMO DO CURRÍCULO ESCOLAR, DENUNCIA PROFESSOR




O governo federal voltou à carga para tentar mudar conceitos importantes da sociedade brasileira através da educação, com a criação silenciosa de uma proposta de unificação do currículo escolar no país.

De acordo com essa proposta, questões de história ligadas à origem do cristianismo ou ao surgimento da democracia ficariam de fora dos temas a serem tratados nas aulas de história ao longo dos nove anos que englobam os ensinos Fundamental e Médio.

O alerta foi feito pelo professor e historiador Marco Antônio Villa, comentarista da rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Globo. Villa é um ferrenho opositor do governo petista e defensor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

“O Ministério da Educação está preparando uma Revolução Cultural […] Sob o disfarce de ‘consulta pública’, pretende até junho ‘aprovar’ uma radical mudança nos currículos dos ensinos fundamental e médio — antigos primeiro e segundo graus. Nem a União Soviética teve coragem de fazer uma mudança tão drástica como a ‘Base Nacional Comum Curricular’”, introduziu Villa em seu artigo publicado recentemente.
De acordo com o professor, a proposta do MEC “é um crime de lesa-pátria”, pois baniria a origem de diversas filosofias que não se alinham à ideologia socialista/comunista abraçada pelo Partido dos Trabalhadores e pretendida por seus políticos como absoluta no Brasil.

“Vou comentar somente o currículo de História do ensino médio. Foi simplesmente suprimida a História Antiga. Seguindo a vontade dos comissários-educadores do PT, não teremos mais nenhuma aula que trata da Mesopotâmia ou do Egito. Da herança greco-latina os nossos alunos nada saberão. A filosofia grega para que serve? E a democracia ateniense? E a cultura grega? E a herança romana? E o nascimento do cristianismo? E o Império Romano? Isto só para lembrar temas que são essenciais à nossa cultura, à nossa história, à nossa tradição”, pontuou Villa.

Em sua análise da proposta, o professor concluiu que “os comissários-educadores — e sua sanha anticivilizatória — odeiam também a História Medieval”, pois omitiram os dez séculos marcados pela “expansão do cristianismo e seus reflexos na cultura ocidental, o mundo islâmico, as Cruzadas, e as transformações econômico-políticas”.

“Parece mentira, mas, infelizmente, não é. Mas tem mais: a Revolução Industrial não é citada uma vez sequer, assim como a Revolução Francesa ou as revoluções inglesas do século XVII […] [Os petistas não] perdoaram também a História do Brasil. Os movimentos pré-independentistas — como as Conjurações Mineira e Baiana — não existiram, ao menos no novo currículo. As transformações do século XIX, a economia cafeeira, a transição para a industrialização, foram desconsideradas, assim como a relação entre as diversas constituições e o momento histórico do país”, elenca.

Doutrinação
Essa não é a primeira tentativa de doutrinação do governo petista através da educação. Em 2015, o MEC havia tentado avançar na implementação da ideologia de gênero nas escolas públicas brasileiras e criou o Comitê de Gênero, para debater métodos de abordagem do assunto.

A iniciativa era uma clara tentativa de contornar a decisão do Congresso Nacional em 2014, que recusou a ideologia de gênero como tema de ensino nas escolas. O MEC já havia ignorado essa decisão e vinha exigindo que os estados e municípios instituíssem essa matéria no currículo escolar. A pressão do governo não surtiu efeito, e a maioria do deputados estaduais e vereadores também recusaram o tema em votações nas suas respectivas esferas.

Posteriormente, o Comitê de Gênero teve suas funções modificadas, assim como o nome. O então ministro, Renato Janine Ribeiro, terminou demitido por Dilma e substituído por Aloízio Mercadante (PT), na reforma ministerial.



QUERIDO CRISTÃO: CHEGA DE MIMIMI



O mimimi nasce no descontentamento. É o resmungar de uma barriga cheia. É o choramingar dos Israelitas que queriam os peixes, pepinos, e melões da escravidão ao invés de desfrutar a liberdade (Nm 11.5).

A atual “geração mimimi”1 reclama de tudo exceto suas próprias falhas. E este sentimento vem corrompendo o meio cristão. O povo de Deus – digo, o povo vitorioso que tem todo motivo para celebrar a esperança e glória em Cristo – se contenta em estar descontente. Nada está bom o suficiente para expressar gratidão. As obras de Deus não são tão maravilhosas assim; tudo está medíocre. E tudo é culpa dos outros.

Quando nos comparamos com outros. Para odiar sua vida basta idolatrar a vida de outrem. Quão rápido esquecemos que toda boa dádiva vem do alto. E assim a inveja alimenta nossa ingratidão. “Cobiçais e nada conseguis. Matais e invejais, e não podeis obter; brigais e fazeis guerras” (Tg 4.1).De fato, as Escrituras não condenem o choro em si. Tudo tem o seu tempo determinado, inclusive o tempo de chorar. Mas as Escrituras condenam a insatisfação por trás dos nossos mimimis. Ela surge de diversas formas:
  • Quando esperamos um tratamento especial por sermos cristãos. O simples fato de sermos seguidores de Cristo não nos dá direito as melhores faculdades ou os melhores empregos. O mundo não nos deve tratamento vip por sermos filhos do Rei. Muito pelo contrário. Os mártires descritos em Hebreus 11 dão testemunho que são as tribulações que produzem a perseverança (Rm 5.3).
  • Quando não reconhecemos nossas próprias falhas. Tantas vezes bancamos o ‘perseguido’, dizendo ser vitima do preconceito, quando na verdade as pessoas nos detestem, não por sermos cristãos, mas por sermos cristãos chatos, preguiçosos e arrogantes. Queremos tanto apontar o pecado alheio sem lidar com a trave em nosso próprio olho.
  • Quando somos insatisfeitos com o Oleiro. Com quanta facilidade reclamamos do que Deus tem feito em nossas vidas! Criticamos a forma que Ele utiliza nós, os seus vasos de barro. “Eu queria mudar o mundo mas estou aqui liderando uma pequena aula mediocre de EBD.” Veja: não pertençamos a mesma massa? Não fomos formados pelas mesmas Mãos Santas? E no fim, não diremos em uma só voz, “Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc 17.10)? Logo, confie na sabedoria soberana do nosso Olheiro. Somos fruto das suas mãos e do seu amor.
  • Quando tentamos fazer o papel do Espírito Santo. Quantas discussões teológicas se tornam contenciosas porque um quer convencer o outro? E se esquece que é o Espírito Santo que convence da verdade. É Ele que nos edifica na maturidade cristã. Não devemos chorar pitangas quando alguém não concorde conosco. Calma, respire. Ore.

Cristão, da próxima vez que aparece uma oportunidade para fazer mimimi, escolha chorar pelas razões corretas:

  • Chore com aqueles que chorem.
  • Chore pelos seus próprios pecados. Ao invés de se comparar com os irmãos da sua igreja, compare-se com as Escrituras. E chore em arrependimento.
  • Chore pelos pecados do seu país. “O príncipe e o juiz exigem suborno; os nobres impõem seu próprio desejo. Todos eles tramam o crime” (Miquéias 7.3).
  • Chore em adoração. Considere o quão grande preço Cristo pagou na cruz; quão maravilhosa esperança é nossa; quão misericordioso é o nosso Deus. Somos co-herdeiros com Jesus Cristo “para que também com ele sejamos glorificados” (Rm 8.17). Pare e pense na eternidade que é reservada para você, pequeno vaso de barro. Viveremos no resplendor daquele que é Santo, Santo, Santo!

1 -A era dos direitos: geração “mimimi” acha que basta bater pé no chão para ganhar tudo de graça,  Rodrigo Constantino, veja.abril.com.br 

***
Do blog pessoal de Daniel Gardner

sábado, 2 de janeiro de 2016

O que fazer no primeiro dia do ano?


Por Renato Vargens

Nestes últimos dias tenho me dedicado a estudar sobre o vida do grande pregador britânico George Whitefield. Confesso que o testemunho de vida desde homem de Deus em muito tem me abençoado. 

Como hoje  é o primeiro dia de 2016, portanto, quero compartilhar com os irmãos uma bela experiência ocorrida com este grande pregador no dia 01 de janeiro de 1739. 

"Em primeiro de Janeiro de 1739, John e Charles Wesley, Juntamente Whitefield, Hinhan, Hall e Kinchin, reuniram-se com a pequena sociedade morávia em Fetter Lane, e começaram com orações públicas o ano novo, que se tornou propicio a uma avivamento espiritual. Essa reunião foi um verdadeiro pentecostes, conforme disse Whitefied. Cinco dias depois reuniram-se novamente a fim de conferenciarem entre si o que devia ser feito nas graves circunstâncias em que se achavam. Consagraram o dia ao jejum e oração e separaram-se, levando cada um consigo, segundo as palavras de Whitefield, a plena convicção de que Deus estava para fazer grandes coisas no meio deles."

Caro leitor, nesse mesmo ano, os irmãos Wesley e George Whitefield, deram inicio a algo que mudou a Inglaterra.  Neste tempo por pregar todo Conselho de Deus, as portas da Igreja Anglicana se fecharam a estes notáveis homens, levando-os a fazerem algo até então inusitado. 

Em 17 de fevereiro de 1739, Withefield pregou para 200 mineiros o Evangelho da salvação Eterna. Na sua segunda visita havia dois mil ouvintes, na terceira, entre quatro e cinco mil,  até que chegassem ao impressionante número de 20 mil pessoas.  A História conta que os ouvintes do pregador choravam copiosamente entregando suas vidas ao Criador.

Prezado amigo, uma reunião de oração no primeiro dia do ano moveu os céus. Deus pela sua graça tanto se agradou dos clamores feitos naquele lugar que respondeu com salvação e avivamento.

Hoje, primeiro de janeiro de 2016, gostaria de incentivá-lo a juntamente com sua igreja a clamar ao Senhor por misericórdia, quem sabe ele nos ouve, e muda a história da igreja evangélica brasileira, reconduzindo-nos a um único e genuíno avivamento.

Pense nisso!

Renato Vargens

04 razões porque a igreja brasileira está lotada de falsos convertidos




De norte a sul, de leste a oeste, em todo Brasil encontramos milhões de pessoas frequentando as igrejas evangélicas, contudo, ouso afirmar que boa parte daqueles que participam de nossos ajuntamentos, não foram regenerados pelo Espírito de Deus, nem tampouco se converteram ao Senhor. Na verdade, um número incontável  de "evangélicos" podem ser catalogados no rol dos falsos convertidos, isso porque, os seus testemunhos não condizem com sua fé, o que por si só nos fazem ruborizar de vergonha. Senão bastasse isso,  é absolutamente perceptível a ausência de frutos e arrependimento entre os chamados evangélicos, visto que a fé professada por esses não tem redundado em mudança de comportamento e vida.

Diante desse triste diagnóstico surge a pergunta: Por que nossas igrejas estão lotadas de inconversos? Quais são as razões para isso? Ora, não quero ser simplista em minha resposta, todavia, gostaria de elencar pelo menos 04 razões para isso:

1-) Abandonamos a pregação e a exposição das Escrituras. 

Lamentavelmente a igreja deixou de pregar a Palavra de Deus, preferindo anunciar um evangelho miscigenado, de conteúdo humanista e antropocêntrico, cujo objetivo final é a satisfação do cliente.

2-) Terceirizamos a liturgia, entregando na mão de músicos despreparados teologicamente a condução do culto.

No desejo de que a igreja cresça os pastores deixaram a direção do culto na responsabilidade de músicos e afins. O problema é que mediante canções estapafúrdias, bem como desprovidas de verdades bíblicas,  a teologia cantada aos poucos foi mudando o conteúdo do culto, levando a igreja a uma percepção absolutamente equivocada de quem seja Deus, como também as verdades fundamentais à fé cristã.

3-) A transformação do culto de louvor a Deus num culto de promoção de entretenimento.

A indústria do entretenimento tomou conta de inúmeras igrejas. Nessa perspectiva, pastores e lideres tem entendido que o culto a Cristo, precisa ser mais light, menos pesado, com uma pregação positiva, além é claro de proporcionar ao visitante a possibilidade de desfrutar de um ambiente com muita música, arte, teatro e shows. A conseqüência disso é que um numero enorme de pessoas,  não foram confrontadas pelo Evangelho, o que por conseguinte, não experimentaram a salvação em Cristo Jesus. ( para ler mais a respeito clique AQUI)

4-)  O critério usado para alguém se tornar  membro de nossas igrejas é raso, superficial, e inconsistente.`

O “evangelho” que temos pregado em nosso país tem contribuído para a inchação de nossas congregações, levando-nos a impressão de que este evangelho fashion é que faz a diferença no mundo em que vivemos.

Diante disso vale a pena perguntar: Será que as "portas de entrada" de nossas igrejas não estão escancaradas demais? Ora, não sei se você já percebeu, mas para se tornar membro de uma igreja local não precisa de muita coisa, não é mesmo? Basta o individuo "levantar sua mão, confessar Jesus", que tornar-se-á membro de uma igreja local, sem contudo que de fato tenhamos certeza de que nasceu de novo. 

Como já escrevi anteriormente penso que a  "catolização" dos evangélicos e a superficialidade de uma multidão de frequentadores de culto é um fator preocupante e que precisa ser tratado de forma firme por parte dos pastores brasileiros, até porque, se o não fizermos, experimentaremos em curto espaço de tempo o aparecimento de uma era pós-cristã.
Pense nisso!

Renato Vargens

Quando a moça que frequenta a igreja se comporta como "galinha"


Por Renato Vargens

Há pouco escrevi um texto sobre homens "galinha" (leiaaqui). 

Hoje, resolvi escrever sobre quando uma moça que frequenta a igreja e que  se comporta como "galinha."

Pois é, sejamos justos, se por um lado existem rapazes que comportam-se de forma equivocada "pegando" todo mundo, por outro, existem moças que se comportam da mesma maneira. 

Ora, vamos combinar uma coisa? O mundo comportar-se dessa forma e até compreensível, mesmo porque, as Escrituras nos ensinam que ele jaz no maligno. O que nos surpreende é ver esse tipo de comportamento na igreja. 

Confesso que tenho ficado abismado com algumas moças que influenciadas pelo feminismo e a liberação sexual se relacionam com vários parceiros no decorrer do ano. Nessa perspectiva tornou-se comum, encontrar "periguetes" nas igrejas cujo comportamento nos fazem ruborizar de vergonha. 

Caro leitor, acredito que os que se comportam desta maneira não nasceram de novo, até porque, as Escrituras nos mostram que todo aquele que foi regenerado pelo Espírito Santo anda em novidade de vida procurando assim agradar àquele que o redimiu e salvou. 

Isto posto, aconselho as moças que desenvolvem esse tipo de comportamento que procurem em Cristo a satisfação para a sua alma, até porque, nada nem ninguém, pode satisfazer o vazio existente no coração do homem.  Sugiro também aos rapazes que fujam deste tipo de relacionamento fugaz, que momentaneamente pode até trazer prazer e satisfação, mas, que no fim, produz profundas feridas na alma. E por fim, aconselho tanto rapazes como as moças a se guardarem no Senhor, esperando a hora certa, pra que com a pessoa certa possa dar inicio a um relacionamento saudável.

Verdadeiramente o "periguetismo" não convém a santos do Senhor.

É  que penso, é o que digo!

Renato Vargens

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *