sexta-feira, 23 de junho de 2017

Será que São João comemoraria nossas festas juninas?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
No dia 24 de junho muitos países celebram o dia de São João. Ainda mais colorido e celebrado na região Nordeste do Brasil, muita música, dança, comida típica, fogos e fogueiras caracterizam essa festividade.
Mas alguma vez você já se perguntou o que toda essa festa tem a ver com o dia de São João?
O que São João, chamado na Bíblia de João Batista, pensaria das nossas celebrações? Vamos juntos pensar nisso por meio das Sagradas Escrituras.
1. São João insiste que Cristo é muito mais importante do que ele (João 1.19-28).
Quando alguns líderes judeus interrogaram São João sobre a sua identidade, ele insistiu que não era o Cristo. De fato, ele disse que Cristo era alguém que ele, ainda que profeta de Deus, nem era digno de desamarrar as correias das suas sandálias.
2. São João identifica quem deve ter toda a nossa atenção: Jesus Cristo (João 1.29-34).
Quando, noutro dia, São João viu Jesus se aproximando, disse: Vejam! Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! São João era um profeta de Deus e o que ele queria era exatamente cumprir com sua função de mostrar ao povo quem deve ter toda a nossa atenção, a saber, Jesus Cristo, pois só ele pode nos perdoar de todos os pecados.
3. São João ensina que somente quem crê em Jesus tem a vida eterna (João 3.22-36).
Quando questionado por um judeu sobre Jesus estar batizando outras pessoas, São João demonstrou alegria, pois foi exatamente para servir ao Senhor Jesus que ele vivia. Ele, inclusive, disse: É necessário que ele [Jesus] cresça e que eu diminua. No fim da sua resposta a este judeu, São João explicou como alguém pode ter a vida eterna: Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.
Então, se seguirmos o exemplo de São João, o que devemos celebrar no dia 24 de junho?
São João foi decapitado a pedido de uma aniversariante em sua festa (Mateus 14.1-12). Uma festa cujo foco não era o mesmo da vida de João Batista, viver e honrar a Cristo, o cordeiro que tira o pecado do mundo e aquele por meio de quem podemos viver eternamente.
Será que São João comemoraria as nossas festas do dia de São João? E agora, como é
que você vai celebrar o dia de São João?
Por Thiago Zambelli
Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *