sábado, 4 de março de 2017

“Terrorismo islâmico não existe”, diz Papa Francisco

A polemica declaração de Papa Francisco foram ignoradas pelos meios de comunicação.
CALIFRONIA – Em um discurso contundente, Papa Francisco negou a existência do terrorismo islâmico, e ao mesmo tempo declarou que “a crise ecológica é real”. Ele esteve presente na ‘Reunião Mundial dos Movimentos populares’, na Califórnia nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.
“Nenhuma religião é terrorista. O terrorismo cristão não existe, o terrorismo judeu não existe e não existe o terrorismo muçulmano… são generalizações intoleráveis que os fortalecem, baseando-se no ódio e na xenofobia”.
O site conservador Breitbart foi um dos poucos que noticiaram as declarações do Papa Francisco nesta ocasião. O artigo assinado pelo teólogo católico, autor e professora Thomas D. Williams, realizou uma avaliação da mensagem de Francisco.
“Suas palavras sugerem que não existe no mundo uma forma específica de terrorismo islâmico, e esta afirmação está aberta a contradição com os fatos estabelecidos. Francisco sugere em outra entrevista, que o terrorismo é principalmente o resultado das desigualdades econômicas, não às crenças religiosas”, disse Williams.
De modo geral, o Papa voltou a dizer que sua crença em que todas as religiões promovem a paz, e que o perigo de radicalizar a violência, existe em todas as religiões.
“Quando o Papa nega o terrorismo, ele fecha os olhos aos fatos diários e contínuos, de fotos e vídeos que mostram a frequente perseguição religiosa em todos os continentes”.
Os meios de comunicação, ignoraram a declaração destacando somente parte da declaração política. The Guardian foi o primeiro em afirmar que o Papa estava apoiando “os protestos contra Trump”, ainda que o próprio Papa negou esta afirmação, e declarou explicitamente “eu não estou falando de ninguém em particular”.
Na versão portuguesa, a agencia de notícias do Vaticano, deu ênfase unicamente à Parábola do Bom Samaritano, para fomentar a preocupação pelos pobres.
No entanto, o Vaticano, ainda existe uma forte competição entre os críticos do Para Francisco e aqueles que o apoiam em tudo. “Os cardiais respaldam ao Papa e expõem a guerra dos conservadores”, anunciou o jornal progressista ‘El país’.
O fato é que muitas das afirmações atuais do pontífice contrastam claramente com seu predecessor. Em 2006, Benedicto XVI deu uma conferencia na Alemanha titulada “Fé, razão e universidade”, onde citou a frase do imperador bizantino Manuel 2º Paleólogo: “Mostre-me apenas o que Maomé trouxe que era novo, e lá você encontrará apenas coisas mais desumanas, como sua ordem de difundir pela espada a fé que ele pregava”.
Esta declaração foi repudiada pelos muçulmanos, o que os levou a uma série de protestos nos países islâmicos e em comunidades pelo mundo.
Mas em parte, a declaração de Francisco está certa: Não houve nenhum ataque terrorista cujo cristãos ou judeus sejam autores.
Com informações Notícias Cristianas
Imagem: Reprodução web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *