sexta-feira, 31 de março de 2017

Igreja Luterana ainda tem 70% dos fiéis apesar da ascensão do paganismo nórdico na Islândia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
As estatísticas oficiais mostram que 70% da população islandesa é registrada como membro da Igreja Luterana.
Nos últimos anos, a Islândia tem registrado um aumento significativo no número de seguidores de um movimento pagão chamado Associação Asatru. Trata-se hoje da religião que mais cresce no país.
Segundo estatísticas do governo, a igreja Luterana continua sendo a dominante no país, com 237.938 fiéis – o equivalente a 70% da população, um número que se mantém estável há décadas.
O luteranismo é um dos principais ramos do cristianismo ocidental, que tem por base a teologia de Martinho Lutero, um frade católico, reformador e teólogo alemão. Surge a partir dos esforços de Lutero em reformar a doutrina e prática da Igreja Católica Apostólica Romana, até então a única Igreja existente no ocidente, o que originou a Reforma Protestante. Esta teve como principal base a publicação das 95 Teses, que foram divulgadas nos territórios de língua alemã do Sacro Império Romano para propagandear os maiores princípios da Reforma, contrariando as autoridades governamentais e eclesiásticas da época.
A divisão entre os católicos romanos e os luteranos aconteceu em 1521, com a Dieta de Worms, onde Lutero e todos seus seguidores foram oficialmente excomungados pela Igreja Católica. A divisão tinha por base a doutrina da justificação, sendo que Lutero advocava-a através do princípio de que “a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo”, contrariando o ponto de vista romano, que se baseava em uma “salvação pelo amor e pelas boas obras”.
Hallgrímskirkja, ou Igreja de Hallgrímur, é uma das maiores igrejas luteranas da Igreja Nacional da Islândia, localizada em Reykjavík, capital da Islândia. Tem 74,5 metros (244 pés) de altura, e é a maior igreja na Islândia, e a sexta estrutura mais alta do país. Foi inaugurada em 1986.
O seu desenho foi projetado para imitar o movimento da lava de um vulcão. Em suas partes mais altas, acima do seu campanário, oferece vistas esplêndidas da cidade.
Mas o número de islandeses que reverenciam Odin, Thor e a deusa Freyja teve um aumento de 50% desde 2014, chegando a 3.583 fiéis, o dobro em relação ao período anterior àquele ano, segundo o jornal local Morgunbladid.
Estatísticas do governo islandês indicam que havia apenas 879 fiéis em 2005.
A maior autoridade da Associação Asatru é o compositor Hilmar Orn Hilmarsson, que é conhecido no exterior pelo seu trabalho com bandas como a Sigur Rós.
De acordo ele, o aumento do número de seguidores tem a ver com a cobertura midiática das coloridas cerimônias da Asatru. No entanto, as estatísticas oficiais mostram que 70% da população islandesa é registrada como membro da Igreja Luterana.

Redação Consciência Cristã
Imagem: reprodução web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *