quinta-feira, 2 de março de 2017

Google Maps mostra terceiro templo em cima do Monte do Templo

Estudantes israelenses fazem reconstrução 3D do primeiro e segundo templo
ISRAEL – Google Maps agora mostra o templo judeu no lugar em que deveria estar: Em cima do Monte do Templo. A iniciativa de oferecer um percurso virtual para os interessados, foi de um israelense experto em computação gráfica.
Eles já tinham tentado de fazer isso no passado, mas as imagens foram proibidas pelo Google, considerando que isso pode acontecer de novo.
Elyasaf Libi, um residente de Samaria, decidiu criar uma versão 3D tanto do primeiro “templo de Salomão”, como do segundo “de Herodes”.
O objetivo é mostrar a quem interessar, uma espécie de aula de história, já que há registros claros que um día os templos estiveram neste lugar.
Libi junto-se com Yehudah Vinograd, um programador especialista em computação gráfica com experiência em criação de jogos. Ele explica que o projeto era relativamente fácil, devido às produções 3D que já existiam nos sítios arqueológicos e históricos.
Vinograd explicou ao site Breaking Israel News: “Devido a grande quantidade de informação e a profundidade dos estudos que já foram realizados, ficou fácil fazer”.
Oficialmente, o projeto se chama “Har Habayit B’Yadenu” (O monte do templo está em nossas mãos”, disse Libi. Esta frase foi utilizada pelas forças israelenses quando acabou a guerra de 1967. Para o jovem “isso tem significado profundo. A possibilidade de levar o templo se torna real, em nossas mãos. Somente temos que querer fazer”.
Ele considera que é importante para àqueles que creem nas promessas do terceiro templo. “Temos a sorte de viver em uma época me que a tecnologia pode nos ajudar a imaginar coisas de uma maneira poderosa. Queria utilizar esse ‘poder’ para mostrar o templo”, explicou Libi.
Como Google Maps permite que os usuários subam fotos no ”seu local”, a opção de Libi e Vinograd foi publicar as imagens virtuais, e colocando à disposição para o mundo de forma gratuita.
No entanto, ele sabe que vai ter alguns problemas, já que em Israel, os mapas costumam ser objeto de intensa controvérsia política. Em outras ocasiões, os protestos dos usuários fez com que o google retirasse as imagens do ar.
As imagens podem ser vistas AQUI (por enquanto)

Com informações NT
Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *