sábado, 5 de dezembro de 2015

CINCO PONTOS CRUCIAIS PARA O DOMINGO



Por Jeffrey A. Stivason

Eu amo ver as famílias entrando pelas portas do local de culto no Dia do Senhor. Eu vejo cada uma delas como uma pedra viva unindo-se para formar um templo vivo para adoração do Deus vivo. Outrora, eles eram como os ossos secos da visão de Ezequiel, espalhados pelo vale da sombra da morte. Mas, agora, pela graça soberana de Deus, eles têm músculo espiritual, tendões santos e batimentos cardíacos saudáveis e renovados em seus peitos. Eles pertencem a Cristo, e é glorioso contemplá-los.

Entretanto, eu não cultivo impressões erradas. Eu sei que essas belas famílias têm seus dias – mesmo no Dia do Senhor. Em outras palavras, há alguns Dias do Senhor que essas mesmas pessoas poderiam descrever seu caminho para a igreja usando as palavras de Ezequiel 37: “E houve um ruído… e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram”! Especialmente em dias como esses, é importante mantermos uma lista de coisas que jamais devemos nos esquecer quando vamos para o culto. Assim, permita-me oferecer-lhe cinco coisas cruciais para lembrarmos quando vamos à igreja – não importa como aquele dia possa ser.

Primeiro, lembre-se de que a adoração não é sobre você, mas ela exige sua participação completa. Provavelmente, todo crente daria a isso um vigoroso “amém”! Em dias difíceis, a única coisa que você está pensando é sobre si mesmo e sua família – e nem tudo são coisas boas. Por exemplo, no caminho para a igreja, seu coração talvez ainda esteja pensando sobre o mau comportamento dos filhos e, talvez, o coração deles estejam pensando sobre o seu. Que grande oportunidade de trazer o evangelho para a vida da família! Que grande maneira de ajudar os outros a entenderem que vocês estão indo adorar o Salvador que é a fonte de nossa reconciliação com Deus e os outros.

Segundo, lembre-se de que a adoração não é uma palestra formal, mas também não é a sala de estar. Às vezes, é difícil não sentir que sua família apenas caiu de paraquedas e, às vezes, esse sentimento de caos segue você até o culto, pelo menos, em sua mente. O Diretório de Westminster para o Culto Público a Deus oferece algumas orientações muito práticas sobre esse ponto. Ele diz que se há algo impedindo de estarmos presente no começo do culto, então é preciso adentrar e se recompor para unir-se com a assembleia naquela ordenança de Deus que está em andamento. Em outras palavras, entre, situe-se rapidamente e comece a adorar! Ou, em palavras diferentes, junte-se às atividades da família!

Terceiro, lembre-se de que o pregador está liderando, mas Deus está falando. Paulo nos lembra disso muitas vezes em suas cartas. Pegue Romanos 10.14-15a, por exemplo. Paulo escreve: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?” E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não há quem pregue?”. Claramente, nós ouvimos o Senhor na fiel pregação do pregador, o que deveria nos motivar a ter o mais completo envolvimento. Irmãos e irmãs, o que poderia ser mais motivador que entender que o Deus do céu e da terra está falando com você e sua família?

Quarto, lembre-se de que cantar bem é importante, mas que o que você canta ensina e admoesta seus irmãos e irmãs (Colossenses 3.16). Claro, isso pode ser difícil de aceitar, especialmente naqueles dias em que você sente necessidade de ser ensinado em vez de ensinar! Ainda assim, na providência de Deus, pense em quão maravilhoso é, em um dia difícil, ser encorajado por seus irmãos espirituais cantando os grandes temas do perdão, graça e os bons mandamentos de Deus.

Quinto, lembre-se de que você está glorificando a Deus, mas, no culto, Deus está fazendo algo em você e sua família que durará por toda a eternidade. Irmãos e irmãs, sejam confortados, Cristo está sendo formado em vocês. Permita-me lhe contar o que isso significa na prática. Significa que Deus está moldando você e sua família. Não, você não será perfeito deste lado da eternidade, mas, de dentro para fora, você se tornará mais e mais como Cristo – e sua família também. Isso deveria dar esperança a você e sua família enquanto o Dia do Senhor se aproxima.

***
Traduzido por Josaías Jr no Reforma21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *