sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ESTRATÉGIAS PARA COMBATER O PECADO SEXUAL



Por John Piper

1. Reconheça que a sexualidade é um dom bom de Deus. 
Gênesis 2:24-25
Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam. 
Provérbios 5:18-20 

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? 
1 Coríntios 7:3-5 
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência. (Cf. 1 Timóteo 4:3)

2. Reconheça que as proibições pretendem proteger algo precioso, não negar algo prazeroso.
Êxodo 20:14 
Não adulterarás. 
1 Coríntios 6:18 
Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
1 Coríntios 7:2 
Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
1 Tessalonicenses 4:3 
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,
Deuteronômio 10:12-13 
Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?

3. Creia que Deus é por você. 
Salmo 84:11 
Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. 
Romanos 8:32 
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 
Marcos 10:29-30 
E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.

4. Pondere sobre o perigo eterno da cobiça.
Mateus 5:27-29 
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
Lembre-se da história do homem que cortou o seu pé para salvar a sua vida.

5. Pense freqüentemente que Deus já lhe deu muitas coisas boas. 
Gênesis 39:7-9 
E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem. Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?

6. Pregue para você mesmo que há mais prazer na presença de Deus do que no pecado. Mude o foco do desejo. 
Salmo 4:7 
Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho.
Salmo 16:11 
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. 
Salmo 73:25-26 
A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. 
1 Pedro 2:2 
Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.

7. Perceba que a cobiça mutila e enfraquece nossa capacidade para um mais alto prazer espiritual com Deus. 
1 Pedro 2:11 (luta contra a alma)
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma.
Marcos 4:19 
Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.

8. Não pergunte: “O que há de errado com isso?”. Pergunte: “Isso maximiza minha experiência do poder de Cristo, meu prazer em Sua companhia, minha percepção de Sua beleza, minha reflexão de Sua glória?”.
Filipenses 3:12 
Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

9. Cultive uma devoção apaixonada pela honra do nome de Deus.
2 Samuel 12:10,14 
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher...Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.

10. Desenvolva uma cosmovisão que veja absolutamente tudo em relação a Deus.
1 Coríntios 10:31 
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

11. (Para os solteiros) Reconheça que as relações sexuais não são essenciais para a plena personalidade e felicidade. 
Jesus era solteiro e celibatário e plenamente humano. 
Isaías 56:3-5 
E não fale o filho do estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: De todo me apartará o SENHOR do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.

12. (Para os casados) Reconheça que Deus designou o casamento para ser uma parábola viva de Seu compromisso com a igreja. 
Efésios 5:21-32 
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

13. Vigie os seus olhos. Evite estimulação desnecessária. 
Jó 31:1
Fiz concerto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? 
Romanos 13:14 
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. 
2 Timóteo 2:22 
Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

14. Olhe para o sexo oposto como pessoas eternas. Perceba que a cobiça inevitavelmente despersonaliza e desespiritualiza as pessoas. 
João 5:28-29 
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação. 
Mateus 25:46 
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna. 
2 Coríntios 5:16 
Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo.

15. Pense freqüentemente que Cristo sofreu agonia por sua pureza. Combata imagem com imagem. Cristo clamando em agonia. 
Tito 2:14 
Cristo se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. 
1 Pedro 1:18; 2:24 
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, [mas com o precioso sangue de Cristo]. Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 
2 Coríntios 5:15 
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Hebreus 10:29 
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

16. Acautele-se de presumir que o sucesso passado garante a pureza futura. 
1 Coríntios 10:12 
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
Gálatas 2:13 [Contrastado com Atos 11:24 (Barnabé)]
Barnabé era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé (Atos 11:24).
E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação (Gálatas 2:13).

17. Acautele-se de se sentir acima da responsabilidade. 
3 João 9 (Diótrefes, não submisso) 
Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.

18. Não seja excessivamente isolado.

19. Entre num grupo onde vocês exortem uns aos outros contra o engano do pecado. 
Hebreus 3:12-13 
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.

20. Memorize muitas partes das Escrituras.
1 João 2:14 
Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 
Salmo 1:2 
Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 
Salmo 119:11 
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

21. Encha seus pensamentos com coisas boas. 
Filipenses 4:8 
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

22. Leia muitos livros sobre devoção, biografia, etc. 
Quando eu leio as histórias de como muitos outros sofreram, lutaram, se esforçaram e alcançaram medidas de alegria, santidade e abundância de frutos na comunhão com Deus, isto me faz querer dar o meu tudo para buscar e alcançar nada menos do que tudo que um pecador salvo pode ser para a glória de Cristo.

23. Nunca assuma que você está acima do sofrimento ou que você merece alívio através do pecado. O perigo da poderosa auto-piedade.
Atos 14:22 
[Paulo ia às suas igrejas] confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.
Lucas 9:58 
E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 
2 Timóteo 2:3 
Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
2 Timóteo 4:16-17 
Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.

24. Esteja ocupado com alguma tarefa.

25. Ore em todo tempo, no Espírito, pelo livramento de Deus. 
Mateus 6:13
E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! 
Lucas 22:40 
E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 
Salmo 119:18 
Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

26. Encoraje-se; Deus é paciente.
Êxodo 34:6-7 
Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração. 
Neemias 9:17 
E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz, e na sua rebelião levantaram um chefe, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste.

John Piper
Northwestern College 
17 de April 1995 
________________________________________
Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto - Divulgação Púlpito Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *