domingo, 29 de novembro de 2015

5 sinais que evidenciam se sua igreja está morrendo

Por Renato Vargens


Igrejas morrem! Eu por exemplo já vi algumas que tiveram um passado pungente e que com o avançar do tempo, perderam o vigor experimentando a morte. 

Pois é, talvez você esteja pensando com seus botões, o que leva uma igreja outrora vibrante, definhar e morrer? Quais são os reais motivos que levam uma igreja local ao desaparecimento? 

Ora, claro que entendo que os motivos são muitos, e que seria simplismo de minha parte afirmar a existência de somente alguns, entretanto, dentre tantos equívocos e erros, gostaria de elencar pelo menos cinco, os quais considero fundamentais a destruição de uma igreja:

1-) O abandono da oração

Uma igreja que não ora, que não possui reuniões de oração, nem fervor espiritual, está fadada a morte.

2-) A relativização das Escrituras

Uma igreja que relativiza a Bíblia e que não a considera a inequívoca Palavra de Deus é uma igreja que paulatinamente está cavando a sua própria sepultura. Quando a Bíblia, não possui centralidade nos cultos, a Igreja caminha a largos passos em direção a morte.

3-) Quando o pastor abandona a exposição das  Escrituras 

Quando o pastor deixa de pregar a Palavra de Deus preferindo pregar técnicas de auto-ajuda, teologias espúrias e um falso evangelho centrado no homem, a igreja um ingere veneno mortal  que vagarosamente destrói a igreja. 

4-)  Quando abandona a sã doutrina 

Quando uma igreja prefere falsos ensinos em detrimento a verdade, acolhendo instruções de falsos mestres, abandonando a verdade, ela semeia em suas estruturas espirituais, morte.

5-) Quando relativiza o pecado

O pecado é a enxada que cava as nossas sepulturas. Uma igreja que relativiza o pecado, banalizando seus efeitos, fatalmente morrerá.

Caro leitor, no livro do Apocalipse somos advertidos pelo Senhor a nos arrependermos de nossos equívocos, erros e pecados pelo fato inquestionável de que igrejas morrem. As chamadas "dead churches" são uma triste constatação de que igrejas que abandonam ao Senhor, perecem. 

Isto posto, se esses "sinais" se fazem presente em sua igreja, esteja atento, poque possivelmente, caso não haja arrependimento ela morrerá.

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Renato Vargens

Um comentário:

  1. Pois é meu querido o Protestantismo é a destruição da fé cristã, ou se crê num magistério perpetuado através da SUCESSÃO APOSTÓLICA ou a fé vai ser relativização, cada um será seu mestre.
    Depois desta relativização vêm o indiferentismo religioso, é claro,l quando o indivíduo percebe milhões de seitas pululando ele diz consigo mesmo; tanto faz o que importa é acreditar em alguma coisa

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *