segunda-feira, 20 de julho de 2015

5 COISAS QUE VOCÊ PAI PODE FAZER PARA AJUDAR A AUTOESTIMA DE SEU FILHO ADOLESCENTE



Por Nancy Rue

Vivemos em uma sociedade onde ser superficial é elogiado e aceito. Além disso, as mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter, não ajudam a situação. Na verdade, desempenham um papel importante. Muitas vezes, as figuras públicas usam essas plataformas para promover a autoaceitação. 

Enquanto isso, muitas delas estão aperfeiçoando seus corpos ou se comportando de forma inadequada. Se estão fazendo isso para permanecer relevantes ou porque não estão felizes com quem são não é a questão. A questão é que elas então enviando uma mensagem errada - tudo bem dizer uma coisa mas fazer outra. Esse tipo de mensagem afeta adolescentes vulneráveis.


Testemunhar como minha sobrinha luta contra a pressão dos colegas de agir e se vestir de certa 
maneira é maravilhoso. Infelizmente, nem todos os adolescentes têm a capacidade de lutar. Crianças prestam atenção no que veem na televisão e internet. Sem a orientação adequada, elas acreditam que têm que ser de uma certa forma e ter certa aparência apenas para ser aceita no mundo ou alguém gostar delas. Nesse ponto, adolescentes acham que não são bons o suficiente.
quando eu era adolescente, eu não estava sempre feliz com minha aparência. Havia dias em que eu desejei me parecer com modelos impecáveis nas capas de revistas de prestígio. Até que um dia minha mãe sentou-se comigo e me explicou o quão importante era que eu aceitasse quem eu era. Para mim, não foi fácil entender no começo. Eu lutei com a ideia, mas eu lentamente parei de querer parecer outra pessoa e aprendi a amar minha aparência.

Ensinar seus filhos a aceitar a si mesmos do jeito que são parece simples, mas não é. Na maioria dos casos, é um cabo de guerra entre o adolescente e seus sentimentos. No entanto, aqui estão algumas maneiras de ajudar seu filho a construir sua autoestima.

1. Explique que a beleza vem de dentro

Tenha uma conversa em particular com seu adolescente. Este é o momento para explicar que a beleza e a felicidade vêm de dentro da pessoa. A mídia incentiva a noção de que a beleza é relacionada ao exterior. Mas a realidade é outra. Inteligência, cuidado, amor e respeito são apenas algumas qualidades que torna as pessoas bonitas.

2. Mantenha um corpo saudável

Às vezes, o peso de uma criança pode aumentar ou diminuir devido a doenças como alterações da tireoide, fazendo a criança ser ridicularizada na escola ou por amigos. Isso afeta mental e emocionalmente o adolescente, diminuindo sua autoestima. Peça ao médico da família que ele sugira formas como seu adolescente pode lidar com a doença e a zombaria. Além disso, pergunte-lhe como seu adolescente pode manter um corpo saudável.

3. Ajude-o a escolher seu próprio estilo

Que adolescente não gosta de fazer compras? Leve seu filho adolescente a uma loja de roupas com preços acessíveis e deixe que ele explore seu próprio estilo. Você pode dar sugestões, mas dê-lhe espaço para descobrir o estilo que ele gosta e com o qual se sente confortável. Criar seu próprio estilo vai construir sua personalidade e autoestima.

4. Elogie-o

Incentive seu adolescente a se envolver em diversas atividades ou projetos. Parabenize-o por seu trabalho duro. Os adolescentes precisam saber que seus pais estão orgulhosos do que eles têm. Eles podem não ter êxito em uma área particular, mas pelo menos eles tentaram.

5. Enfatize o respeito próprio

Ensine ao seu filho a importância de se respeitar. Se seu filho adolescente não respeita seu corpo ou sua mente, ninguém irá respeitar. Adolescentes conhecem todos os tipos de pessoas - algumas vão aceitá-los do jeito que eles são, enquanto outras vão encontrar coisas negativas para falar. No entanto, ele deve aprender a amar e aceitar quem ele é.
Construir a autoestima dos seus filhos não acontece da noite para o dia. Vai levar tempo. Eles podem cair, mas com paciência você vai ajudá-los a levantar-se novamente. Lembre-se sempre de incentivar e elogiar seus filhos. Não deixe isso para a mídia.

***
Via Púlpito Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *